Fraude na solicitação de empréstimo. Aprenda evitar.

Fraude na solicitação de empréstimo. Aprenda evitar.

Saiba como identificar fraudes quando solicitar um empréstimo. Aprenda a reconhecer sites clonados; não forneça dinheiro adiantado e adquira o empréstimo com segurança.


Solicitar um empréstimo pode ser a solução de diversos problemas financeiros. No entanto, se não feito da maneira correta, ao invés de solucionar, o consumidor pode acabar com ainda mais problemas. É o que acontece com as vítimas de fraudes na internet ou telefone. Muitas pessoas sofrem crimes deste tipo no Brasil.

 

Mas isso significa que solicitar um empréstimo pela internet não é seguro? Não. Hoje em dia a internet é uma poderosa ferramenta e não usá-la seria um grande prejuízo ao consumidor. Contudo, devemos saber usá-la com inteligência. Existem diversas maneiras de driblar os fraudadores e solicitar um empréstimo com segurança pela web.

 

Como identificar uma fraude

O primeiro passo para solicitar um empréstimo é escolher um banco ou instituição. Normalmente, clientes que estão com o nome sujo ou não conseguem comprovar renda, portanto, não podem solicitar aos grandes bancos, recorrem às instituições de menor porte. É aí que mora o perigo. Existem diversas instituições de pequeno e médio porte que são confiáveis, contudo, também existem diversas que não são.

Sempre consulte sobre a reputação da empresa em órgãos públicos como o Procon e em sites de reclamação como o Reclame Aqui, por exemplo.


Algumas empresas clonam a marca de outras instituições para agirem criminosamente. Por isso, desconfie se a empresa na qual você está adquirindo o empréstimo solicitar algum depósito em conta corrente.

Outro ponto importante: os bancos e instituições não solicitam nenhum depósito antecipado (sinal) para liberar o crédito. Por exemplo, a Presença Promotora jamais pediria ao seu cliente um depósito em conta corrente, nem mesmo a antecipação de dinheiro para pagar o empréstimo.

“Alguns fraudadores enviam e-mails aos consumidores oferecendo empréstimo facilitado. Quando o cliente aceita a proposta, eles costumam pedir um sinal, um adiantamento em conta corrente, além de algumas documentações, depois disso, eles cortam contato com o cliente e não respondem mais os e-mais.

Portanto, a marca ser confiável não é o suficiente. Além de não antecipar dinheiro em conta corrente, o consumidor deve ser capaz de identificar se o site da empresa não está sendo clonado por algum fraudador. Para isso, veja algumas dicas:

 

1 - O site deve apresentar o nome correto da página na qual você navega ao invés de letras e números aleatórios (correto: www.promotorapresenca.com.br/emprestimo-consignado…)

incorreto: www.promotorapresenca.com.br/hddfddsahhKDJmsdk69554841.


2 - Use sites de análise de URL (https://registro.br/cgi-bin/whois/) para encontrar o autor da página. Quando descobrir o nome do autor do site, pesquise sua reputação na internet. Se ele não pode ser contatado, não é popular na internet ou não há informações disponíveis, possivelmente o site não é seguro.


3 - Analise se o site é profissional (sua estrutura, layout, design etc.).

 

4 - Pesquisa nas redes sociais sua reputação, como por exemplo no Facebook (ex: facebook.com/presencapromotora). Leia as avaliações dos clientes nestas redes sociais, e se desejar,  pergunte como foi o atendimento para algum deles.

 

A Presença Promotora possui uma Central de Relacionamento exclusiva para orientar e auxiliar os clientes em caso de dúvidas.

Nós não exigimos depósito antecipado em nenhuma operação de crédito. Caso você tenha recebido alguma mensagem ou ligação solicitando pagamento em troca da prestação de um serviço de renegociação de dívida, ou caso tenha qualquer dúvida sobre a origem do contato que recebeu, fale com a nossa Central de Relacionamento: 4040 4400 Capitais e Regiões Metropolitanas, 0800 771 3041 Demais regiões, via Whatsapp 11 9 6317 7060 e 11 9 8666 42909, em nosso chat (janela na esquerda inferior do site), através do Facebook ou envie uma mensagem em nossa página de Contato.


Imprimir   Email
0
0
0
s2sdefault